Atendimento ao Cliente

Notícias

> Attest > Notícias > Attest presente na Mineração


01/07/2009

Attest presente na Mineração

Subsidiária integral de mineração da CSN – Cia Siderúrgica Nacional –  a  Nacional  Minérios  S.A  (NAMISA)explora   diversas     minas     de minério  de ferro     no  quadrilátero ferrífero mineiro e também possui instalações de    processamento de minério nas proximidades  de suas  minas  na  Região  de Congonhas e Conselheiro Lafaiete em Minas Gerais.

Em julho de 2007, a NAMISA adquiriu a mineradora CFM – Companhia de Fomento Mineral e Participações, com instalações próximas à Mina de Casa de Pedra, em Congonhas (MG), principal ativo de mineração da CSN.

A história da Attest na área de mineração começa justamente com a CFM, a qual é sua cliente desde maio de 2004, e utiliza o Módulo de Controle de Mineração do SICOF.

A NAMISA

Através da CFM, a NAMISA produziu no quarto trimestre de 2007, 1,1 milhão de toneladas, alcançando o volume total de 2,4 milhões de toneladas no final do exercício.

Além da produção própria, a empresa compra minério de ferro de terceiros, as quais totalizaram 3,8 milhões de toneladas no acumulado do ano passado. Toda esta movimentação de materiais nos pátios da empresa é controlada pelo SICOF, o qual atua tanto na área de Laboratórios e emissão de Certificados de Análise, quanto no controle dos Prestadores de Serviços alocados à esta produção, ai incluídos, controle de aluguéis de equipamentos, horas trabalhadas, combustíveis e lubrificantes gastos, até a integração com as balanças que controlam o total de material transportado (saiba mais).

A empresa está expandindo a capacidade de produção de suas instalações e estima-se que, em 2008, as vendas da NAMISA tenham atingido 13,5 milhões de toneladas de produto, sendo que 7,5 milhões serão de produção própria e 6,0 milhões de toneladas de minério de terceiros.

A Attest entrevistou o supervisor do laboratório da Namisa, Ronaldo Quintela de Andrade, sobre a utilização do sistema desenvolvido pela Attest para a empresa NAMISA, veja abaixo a entrevista:

Foto_Ronaldo_Namisa

Ronaldo Quintela Supervisor de Laboratório

Attest – Sobre a NAMISA, algum plano de investimento á vista?

Ronaldo Quintela – A NAMISA tem o programa de ampliação e quer colocar novos separadores magnéticos para aumento da produção. Até 2011 os investimentos estimados são da ordem de US$ 265 milhões.

Attest – Quais os benefícios percebidos ao utilizar o SICOF (sistema Attest)?

Ronaldo Quintela – Os Sistemas da Attest informam para toda a área de controle de qualidade e produção a análise  total  do material  que    está  no laboratório, possibilitando que cada área visualize o produto sem necessidade de gerar papel.O principal benefício é a dinâmica de informação, sem o sistema estaríamos enviando um resultado mais demorado ao cliente. O sistema é fantástico, filtra a seleção, efetua consultas por dia e por mês, e, ao final, permite a emissão de certificados através do sistema.

Attest – A proximidade entre a Attest e a NAMISA é sinônimo de agilidade?

Ronaldo Quintela – Facilita muito. Qualquer coisa que precisamos alterar no sistema o técnico vem imediatamente dar o suporte e agiliza muito o processo.

Attest – Em relação à implantação do SICOF, como foi o processo?

Ronaldo Quintela – A implantação do controle de qualidade foi super rápido, em questão de meses o programa já estava rodando sem problema nenhum, aliás, o sistema nunca teve nenhum problema. Só passamos por melhorias.

Attest – Porque a escolha do sistema SICOF, da Attest?

Ronaldo Quintela – A Attest já possuía uma solução aqui na empresa na área de controle financeiro, e devido ao sucesso pedimos a eles que fosse implantado um sistema de controle de qualidade, o que ocorreu em 2005.





voltar