Atendimento ao Cliente

Notícias

> Attest > Notícias > O que é uma NF-e e quais os seus benefícios?


01/10/2007

O que é uma NF-e e quais os seus benefícios?

Segundo seus idealizadores, uma NF-e “é um documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviços ocorrida entre as partes. A validade jurídica de uma NF-e é garantida pela assinatura digital do emitente e sua recepção pelo fisco antes da ocorrência do fato gerador”.

Esta   nova    sistemática    e    mudança de paradigma, com o meio eletrônico tomando o lugar do papel, trazem para o emissor da NF-e vários benefícios, tais como:

Redução de custos de aquisição de papel, impressão e armazenagem de documentos fiscais.

Simplificação das obrigações acessórias.

Diminuição do tempo de parada em Postos Fiscais de Fronteira

Aliás, segundo os próprios órgãos arrecadadores, o Brasil possui hoje o equivalente a sete (isto mesmo, sete!) Montes Everest de Notas Fiscais armazenadas nas empresas. Uma cordilheira completa de papéis! Com a nova sistemática, esperamos não ter que construir o oitavo…

A outra ponta também ganha, já que, o comprador poderá eliminar a digitação de notas fiscais quando da entrada da mercadoria, reduzindo erros de digitação e, até, programando antecipadamente sua logística de recebimento.

Ganha também a sociedade como um todo, pelo aperfeiçoamento dos processos de controle fiscais, diminuindo-se as situações de sonegação, bem como, contribuindo para a preservação do meio ambiente pela redução de emissão de papéis.





voltar