Atendimento ao Cliente

Notícias

> Attest > Notícias > AleSat utiliza o ERP SICOF da Attest


01/06/2007

AleSat utiliza o ERP SICOF da Attest

jucelino

Diariamente a área de Tecnologia da Informação das empresas é posta à prova, seja através da automação dos processos operacionais corporativos, seja gerando informações que apóiem sua gestão e seja ainda no cumprimento das exigências legais e regulatórias de cada segmento empresarial.

Algumas vezes, entretanto, ao desafio cotidiano agregam-se outros mais ousados, como foi o caso da experiência vivida pelos profissionais da AleSat entre meados de 2006 e início de 2007. Resultado da fusão entre a mineira ALE Combustíveis e a potiguar SAT Distribuidora, a nova empresa atua hoje em 21 Estados da federação, com uma carteira de clientes que se aproxima dos cinco mil revendedores, entre postos de sua rede e os chamados “bandeiras brancas”. Entretanto, por volta de março do ano passado, o desafio posto para as equipes das duas empresas era unificar, no menor prazo possível, as operações de ambas, preservando, porém, na nova companhia o que de melhor havia em cada uma delas. Toda a engenharia estratégica desta fusão foi acompanhada por uma empresa de consultoria com larga experiência neste tipo de atividade. Concluiu-se, por fim, que a maior parte do trabalho daí decorrente foi o de agregar as culturas e de padronizar os processos operacionais das empresas originais. Percebeu-se ainda que a escolha anterior de ambas pelo ERP – SICOF (Sistema Integrado de Controles Operacionais e Financeiros) bem como o apoio da Attest foi muito importante nesta travessia.

Astênio

Para Astênio Araújo, gerente executivo de TI e Processos, não é de hoje que a parceria entre a AleSat e a Attest é um sucesso.

“Estamos trabalhando com a Attest Informática e seu software, o SICOF, há bastante tempo. Na ALE, o SICOF está desde o início da empresa e na SAT há sete anos. Com a fusão, o SICOF tem sido um forte aliado no trabalho de atender a quase 50 filiais em toda a cadeia de distribuição de combustíveis.

Hoje são processados cerca de 250 milhões de litros por mês.” Astênio comenta ainda o conhecimento da Attest sobre as peculiaridades do segmento de combustíveis nacional: “Eles não são meramente fornecedores de um programa de computador. Conhecem muito bem o mercado de distribuição de combustível, sua complexa logística, sua difícil tributação e têm sistematicamente embarcado este conhecimento na inteligência do seu sistema. Este diferencial especializado nos dá tranqüilidade diante das constantes mudanças regulamentares provocadas pelo governo. O atendimento rápido, direto da software-house e sem atravessadores é um outro grande diferencial. A facilidade de prover soluções customizadas é extremamente importante em um mercado em que precisamos cada vez mais nos diferenciar através da oferta de novos serviços agregados ao nosso produto”.

foto_posto_ale_sat

A ALESAT Combustíveis S.A. é um exemplo de empresa que tem consciência dos benefícios de um bom sistema de informação no desenvolvimento das suas atividades diárias por acreditar que o crescimento da empresa exige um aperfeiçoamento cada vez maior do seu sistema de informação, e, por isto, confia que a Attest tenha competência técnica e qualidade suficiente para desenvolver sistemas dentro do padrão exigido por uma das maiores empresas do país.

Para Jucelino Sousa, vice-presidente da empresa, o trabalho da Attest tem trazido ótimos resultados. “Percebemos o quanto é importante ter um sistema de informações que, de forma prática e objetiva, possa nos fornecer os dados que precisamos para desenvolver um planejamento adequado e para cumprirmos os objetivos traçados pela empresa. A ALESAT é pautada no crescimento e crescer significa saber lidar com processos ainda mais complexos. O SICOF, sistema desenvolvido pela Attest, tem nos proporcionado grande satisfação. Tem sido de fato, um grande diferencial para buscarmos resultados cada vez melhores”.





voltar