Atendimento ao Cliente

Notícias

> Attest > Notícias > Zema Petróleo implanta ferramenta de BI


01/06/2007

Zema Petróleo implanta ferramenta de BI

posto Zema

Sentindo a necessidade de acompanhar o ritmo acelerado do mercado através de suas variações de preços, custos, demandas, etc. que influenciam diretamente no resultado da empresa, a diretoria da Zema Cia. de Petróleo de Araxá (MG), decidiu buscar no mercado um recurso que ajudasse seu corpo diretivo utilizar as diversas informações armazenadas em seus bancos de dados.

Com mais de 115 postos com a bandeira Zema, segundo Hélio Henrique, Gerente de Planejamento e Custos da distribuidora e atendendo aos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso e Pará, a ZEMA Petróleo distribui hoje perto de 30 milhões de litros/mês, a partir de suas seis bases de operações (3 delas próprias).

De acordo com Helio Henrique a meta da empresa é aumentar ainda mais a base de postos com a bandeira Zema.

Com relação aos relatórios e consultas gerenciais, Alexander Fabiano de Souza, Diretor de Tecnologia, pondera que, de um modo geral, os relatórios impressos e mesmo as consultas, não permitem que as diretorias das empresas efetuem uma análise rápida do seu dia a dia: “Ou pedimos alguém para formatar dados variados em resumos para a tomada de decisão (trabalho que despende tempo em excesso) ou buscamos, nós mesmos, resumir um grande volume de informações que na maioria das vezes nos deixa com pouco ou nenhum tempo para uma tomada de decisão”, diz ele.

Segundo Souza “o principal benefício oferecido pelo BI é a capacidade de extração, em tempo real ou definido em D – 1, de informações disponíveis no banco de dados, depois sistematizadas e transformadas em indicadores gráficos e relatórios virtuais, que retratam a real situação naquele momento. Ademais, diz ele, basta um click no campo para que se obtenham os dados de forma mais analítica em um processo top down”.

No caso da ZEMA Petróleo, os bancos de dados aos quais Souza se refere são do SICOF, ERP implantado com sucesso na empresa desde o início de 2006. Em sua avaliação “a integração com o SICOF é total, uma vez que o BI usufrui da mesma base de dados para coleta de informações em tempo real”. Já a ferramenta de BI utilizada neste caso é fornecida pela Aquarius de São Paulo, parceira da Attest e tradicional empresa de desenvolvimento de soluções de TI, entre elas o BI VISUS e também distribuidora de ferramentas de controle de automação industrial, no caso o sistema I-FIX da GE FANUC.

Indicador

Souza conclui que “a possibilidade de ver as informações de forma gráfica, aumenta a capacidade do gestor para a análise, permitindo dar maior atenção àqueles processos que indicarem situação crítica (vermelho) ou em vias de se tornarem críticos (amarelo)”.

Adilson dos Santos, Diretor Administrativo e Financeiro da Zema Petróleo, já considera esta ferramenta indispensável em seu

dia a dia:

“a disponibilidade do BI me deixou com a sensação de ter realmente o controle da empresa nas mãos. A praticidade das informações oferecidas pela ferramenta nos deixou mais à vontade para planejar e propor melhorias no processo como um todo”. Segundo ele, “foi possível destacar gargalos no contas a receber, na análise e liberação de crédito e até no relacionamento com os bancos, quando poderá exigir deles um melhor desempenho”. Adilson destaca também a facilidade de interpretação dos dados a partir da interface gráfica da ferramenta: “a possibilidade de acompanhamento da inadimplência através de indicadores, por exemplo, é uma maneira nova e muito eficiente, onde “salta aos olhos” a situação atualizada e principalmente o comportamento e a eficiência da cobrança”.

A parceria entre a Attest e a Zema prevê que a primeira seja a encarregada de disponibilizar, a partir da integração dos bancos de dados do SICOF com a ferramenta VISUS, as visões de dados requeridas pelos usuários de BI. Já a área de TI da Zema tem a função de editar todas as consultas solicitadas pelos usuários, exercendo assim um papel fundamental na criação e execução das mesmas.





voltar